Minha lista de blogs

29 novembro, 2010

Fase de Pão Caseiro

Gente, meu filho sempre diz que tenho as fases. Acho que agora estou na fase dos pães caseiros. Praticamente não estou comprando pão de padaria, apesar de ter uma excelente próximo à minha casa.
Já fiz vários, inclusive o pão servido no Outback, mas como sempre, acabo agarrando com uma receita e geralmente a mais saudável.
Pão Integral

Receita:
125ml de água morna
10 gramas de fermento biológico seco instantâneo
1 colher de chá de sal 
3 ovos
3 colheres de sopa de mel
3 colheres de sopa de açúcar mascavo
5 colheres de sopa de manteiga
4 xícaras de chá cheias de farinha de trigo
F farinha de trigo integral
Centeio
Dissolva o fermento na água morna. Junte os ovos, o açúcar mascavo, o mel, a manteiga e o sal.
Acrescente aos poucos a farinha de trigo. Misture bem com uma colher de pau (a massa vai ficar mole.) Para que a massa solte das mãos junte farinha de trigo integral e centeio. Junte o suficiente somente para poder trabalhar um pouco a massa (eu não medi, mas talvez 1 1/2 xícara de cada) Ela ainda fica um pouquinho grudenta. Divida a massa em quarto partes. Modele os pães e leve para crescer coberto com um pano. Deixe crescer por 2 horas. Pré-aqueça o forno a 180 graus por 15 minutos. Asse de 25 a 35 minutos.  
Dica: Se criar uma crosta grossa em cima, cubra com um pano úmido por alguns minutos.
Como disse, sou meio que preocupada demais em fazer receitas que não detone com a saúde, por isso muitas vezes diminuo na manteiga e nos ovos. Uso 3 colheres de manteiga e, acredite se quiser, 1 ovo grande. Funciona muito bem. 
Nada como uma nova fornada de pãezinhos numa tarde de chuva. Ahhhhhhh!!! Nasci pra isso.



Nenhum comentário:

Postar um comentário